Blog da Formare

Intervenção Interdisciplinar direcionada pela ciência ABA

Criança com fone de ouvido

É essencial destacar que, dentro do espectro autista (TEA), uma abordagem de intervenção interdisciplinar pode ser extremamente valiosa para garantir a construção e manutenção da autonomia, independência, segurança e qualidade de vida, além de reduzir possíveis sofrimentos dessas pessoas. Na Clínica Formare, combinamos a análise do comportamento aplicada (ABA) às diversas áreas da ciência e da saúde, aplicando as sete dimensões de Baer, Wolf & Risley (1968) para promover a melhor qualidade de vida aos nossos clientes.

 

Essas sete dimensões traduzem a teoria em prática baseada em evidência. Dentro da aplicação da ciência comportamental às intervenções para pessoas com autismo, tudo o que fazemos em nossa clínica deve ser individualizado, focado em comportamentos mensuráveis e fundamentado em evidências científicas para garantir eficácia. Além disso, exploramos o ambiente dos clientes como um todo para uma intervenção que promova o máximo de autonomia. Também integramos inovações tecnológicas para suporte adicional e desenvolvemos programações divertidas e agradáveis, visando à generalização das habilidades aprendidas em terapia para o dia a dia.

 

Abordagem Interdisciplinar na Clínica Formare

A intervenção interdisciplinar na Clínica Formare é centrada na colaboração estreita entre profissionais especializados, cada um contribuindo com sua expertise para formar uma equipe coesa. Essa abordagem vai além da atuação isolada de um profissional, integrando conhecimentos e práticas para criar um ambiente terapêutico abrangente.

 

Entendemos que muitas pessoas com autismo e outras neurodiversidades se beneficiam de intervenções de diversas áreas. Por isso, a Clínica Formare conta com profissionais qualificados em diversas áreas da saúde, cada um contribuindo com sua expertise para formar uma equipe coesa, trabalhando juntos para promover autonomia, independência e qualidade de vida à luz da ciência analítico comportamental. Dessa forma, a intervenção interdisciplinar é centrada na colaboração entre profissionais especializados, integrando conhecimentos e práticas para criar um ambiente terapêutico abrangente. A seguir, descreveremos brevemente algumas das partes do grande quebra-cabeça que forma a intervenção interdisciplinar.

Psicologia analítico comportamental: esta área visa construir repertórios intra e interpessoais, reduzir sofrimento e comportamentos desafiadores, e ensinar habilidades essenciais para a vida cotidiana.

 

Fonoaudiologia: A intervenção fonoaudiológica foca nas funções biológicas e comportamentais da comunicação humana, visando construir habilidades comunicativas para garantir trocas com o ambiente.

 

Terapia Ocupacional: Busca habilitar ou reabilitar para atividades de vida diária, promovendo autonomia e segurança, além de trabalhar aspectos de motricidade e integração sensorial.

 

Psicopedagogia: Atua nos processos de ensino-aprendizagem, diagnosticando e tratando dificuldades de aprendizagem.

 

Fisioterapia: Estuda, previne e trata distúrbios relacionados aos movimentos em geral, oferecendo suporte em diferentes complexidades.

 

Psicomotricidade: Explora o movimento como base para aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, garantindo equilíbrio e regulação a partir de intervenções do movimento.

 

Educação Física: Trabalha a consciência corporal e o desenvolvimento de habilidades motoras.

 

Pet Terapia: Incorpora animais com o propósito de obter benefícios terapêuticos para os seres humanos.

 

Musicoterapia: Utiliza a música como ferramenta terapêutica para promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

 

Hidroterapia: Potencializa os ganhos físicos e emocionais por meio de atividades aquáticas terapêuticas.

 

Na Clínica Formare, acreditamos que todas essas ciências e intervenções, aliadas à ciência ABA e à interdisciplinaridade, são fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar duradouros de cada criança e sua família, tanto durante as terapias quanto no dia a dia.

 

Referência: Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. R. (1968). Some current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 1(1), 91-97.”

Quem escreve

Marina Trunci
Sócia-Diretora e Terapeuta Ocupacional

Caroline Luiza Coelho
Psicóloga Supervisora da Clínica Formare

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