Blog da Formare

A Supervisão ABA na Clínica Formare: Construindo Caminhos para Autonomia e Aprendizado

Criança com fone de ouvido

A Clínica Formare, alinhada com os princípios do Behaviorismo Radical de B.F. Skinner, destaca-se como uma clínica de referência na implementação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para promover o desenvolvimento de habilidades em indivíduos neurodivergentes. A supervisão ABA, apesar de muitas vezes não ser visível, é o eixo do avanço terapêutico observado em nossos clientes. Essa função meticulosa mescla análise científica com empatia e ação estratégica para atender de maneira precisa às demandas particulares de cada cliente.

 

Na Clínica Formare, nossa equipe de terapeutas, sob a orientação criteriosa da supervisão clínica, interage diretamente e de forma constante com os clientes. Eles são essenciais na formação de vínculos significativos, no ensino de habilidades e na prática terapêutica cotidiana, orientando o aprendizado de habilidades e a mitigação de barreiras comportamentais. São eles que realizam as práticas que promovem o desenvolvimento, porém é o trabalho da supervisão que garante a harmonia e o propósito de cada passo dado em direção ao progresso.

 

Orientada pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), a supervisão ABA da Formare desempenha uma série de papéis. As responsabilidades vão além da gestão clínica e abarcam o planejamento terapêutico individualizado, combinando as necessidades da criança, do jovem ou do adulto com as demandas familiares e com as diretrizes da literatura especializada para moldar uma intervenção terapêutica concreta e embasada na teoria.

As responsabilidades da supervisora ABA incluem, mas não se limitam a:

    – Estabelecer e manter relações terapêuticas sólidas entre a equipe, os clientes e suas famílias, cultivando um ambiente de confiança e compreensão mútua;

 

    – Avaliar o repertório comportamental do cliente, delineando habilidades existentes e identificando áreas de aprendizado e comportamentos que possam ser obstáculos;

 

    – Desenvolver procedimentos de ensino personalizados baseados em protocolos avaliativos, observações diretas e indiretas, que respeitem o processo individual de aprendizagem;

 

    – Conceber estratégias para a prevenção e redução de comportamentos desafiadores, buscando uma abordagem eficaz;

 

    – Orientar os pais e responsáveis, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias para que continuem o trabalho de desenvolvimento de habilidades e redução de comportamentos desafiadores no lar;

 

    – Formar e capacitar a equipe de terapeutas na implementação apropriada das formas de ensino, garantindo que as intervenções sejam realizadas com precisão e cuidado;

 

    – Integrar os esforços terapêuticos com outras esferas da vida do cliente, como escola, trabalho e interações sociais, promovendo uma abordagem integrada do tratamento;

 

    – Supervisionar a implementação de procedimentos de ensino, garantindo a coerência e a integridade de cada abordagem adotada;

 

    – Elaborar e gerenciar sistemas eficientes de coleta de dados para acompanhar de perto o progresso do cliente em todas as áreas de intervenção;

 

    – Realizar análises contínuas para verificar o avanço em cada objetivo terapêutico, adaptando estratégias conforme necessário para maximizar a eficácia do tratamento;

 

    – Produzir relatórios detalhados que documentem o percurso terapêutico e os resultados alcançados, assegurando um registro preciso para futuras referências e avaliações;

 

    – Gerir o trabalho em equipe clínica, promovendo uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos no cuidado do cliente e assegurando a implementação de práticas baseadas em evidências.

Criança com fone de ouvido

O papel da supervisora ABA é, portanto, multifacetado e abrange desde o planejamento detalhado de tratamentos até a gestão de relações humanas e administrativas. Esse trabalho meticuloso e profundamente comprometido é o que permite à Clínica Formare se destacar no campo da terapia ABA, oferecendo serviços que são não apenas cientificamente validados, mas também humanizados e alinhados com as necessidades e os desejos de nossos clientes.

Na Clínica Formare, entendemos que a autonomia e a independência são mais do que objetivos terapêuticos; são direitos de cada indivíduo. Nossa supervisão ABA está dedicada a garantir que cada cliente possa exercer esses direitos em sua plenitude, com o apoio necessário para superar qualquer desafio e alcançar seu pleno potencial.

 

Estamos aqui para apoiar você e sua família nessa jornada em busca de uma vida mais autônoma e independente. Para mais informações sobre nossa abordagem de supervisão ABA e como ela pode beneficiar seu familiar, convidamos você a visitar nosso site, nosso Instagram e conhecer o nosso tratamento personalizado. Juntos, podemos trilhar um caminho cheio de aprendizado, crescimento e realizações.

REFERÊNCIAS:

ABPMC (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL) – REGISTRO PARA PRESTADORES DE SERVIÇO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) AO DESENVOLVIMENTO ATÍPICO/TEA DA ABPMC (2019)

Quem escreve

Silvia Marinho
Sócia-Diretora e Terapeuta Ocupacional

Caroline Luiza Coelho
Psicóloga Supervisora da Clínica Formare

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