A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior que visa prevenir e reabilitar pessoas com alterações cognitivas, motoras, sociais e sensoriais, sejam elas decorrentes de acidentes, traumas, condições genéticas, doenças e transtornos.
As sessões de terapia ocupacional objetivam de forma geral o desenvolvimento da autonomia, independência, saúde e qualidade de vida em indivíduos com alterações físicas, sensoriais, sociais e motoras.
Protocolos avaliativos são aplicados para elegibilidade de objetivos terapêuticos individualizados e acompanhados de forma sistemática, auxiliando na recuperação, ensino ou aprimoramento das capacidades funcionais, sejam elas relacionadas ao brincar, habilidades acadêmicas, ofícios, lazer, atividades básicas e instrumentais de vida diária.
Os principais objetivos desenvolvidos nessas sessões são o desenvolvimento do brincar, da coordenação motora global e fina, destreza manual, fortalecimento muscular, equilíbrio, lateralidade, preensão, escrita, estimulação cognitiva da memoria, atenção e raciocínio, estimulação sensorial, entre outros.
A indicação e elaboração de tecnologia assistiva também é de responsabilidade do terapeuta ocupacional, que avalia e promove adaptações, estratégias, recursos e equipamentos para promover autonomia e independência para pessoas com deficiência.