Blog da Formare

Brincadeiras Inclusivas Estratégias de ABA para Crianças com TEA

Criança com fone de ouvido

A viagem pela infância é marcada por jogos, brincadeiras e risadas! Na Clínica Formare, entendemos a brincadeira como uma fonte de desenvolvimento universal. Este texto é um convite para que pais e cuidadores explorem, junto a seus filhos autistas, o universo enriquecedor da brincadeira.

A Essência do Brincar:

O ato de brincar vai além da diversão. Ele é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Na Clínica Formare, valorizamos cada momento lúdico não só como terapia, mas como uma oportunidade de crescimento mútuo. Estimulamos cada sorriso, cada olhar de satisfação e cada gesto de interação como passos em uma jornada de descobertas e conquistas.

Materiais Inspiradores:

Sugerimos “Brincando e Aprendendo Habilidades Sociais” para pais e profissionais. Este livro é um guia para brincadeiras em grupo que incentivam a interação e o desenvolvimento social. Ademais, recomendamos “101 Coisas para Fazer com as Crianças antes que Elas Cresçam”, uma fonte de inspiração para atividades em família que estreitam laços através do lúdico. A criatividade, tal como a criança, não conhece limites, e recursos como o YouTube estão repletos de ideias que podem transformar um momento comum em uma aventura inesquecível.

Brincadeiras Sob Medida:

Compreendemos que a brincadeira não é uma experiência universal. Algumas crianças podem preferir a solidão de seus pensamentos ou a companhia silenciosa de uma tela. Aqui estão algumas ideias para encorajar o jogo em todas as suas formas maravilhosas:

 1 – Crianças que Brincam Sozinhas:

No mundo solitário de uma criança que brinca por conta própria, introduzir jogos que naturalmente requerem mais participantes pode ser um passo transformador. Jogos de tabuleiro onde as peças e cartas demandam interação, ou até atividades simples como o jogo da memória, podem suavemente encorajar a criança a convidar outros para seu mundo. Na Clínica Formare, incentivamos brincadeiras que despertam a curiosidade e desafiam a criança a buscar a colaboração, como montar uma tenda com lençóis que, embora possa começar como uma construção individual, se torna mais divertida e atraente com o envolvimento dos outros.

Criança com fone de ouvido

 2 – Crianças que Preferem a Companhia:

Quando uma criança se mostra naturalmente inclinada à companhia, criamos um ambiente que capitaliza esse desejo social por meio de brincadeiras que estimulam o coletivo. Instrumentos musicais que produzem harmonias somente quando tocados em conjunto, ou até mesmo uma cozinha de brinquedo onde cada um tem um papel, são exemplos de como incentivamos a participação em grupo. O objetivo é desenvolver habilidades sociais e de colaboração, criando experiências compartilhadas que são simultaneamente instrutivas e deliciosas.

Criança com fone de ouvido

3 – Afinidades Eletrônicas:

Para as crianças cujo mundo gira em torno de eletrônicos, trazemos aspectos desses jogos para o mundo real para enriquecer sua experiência lúdica. Na Clínica Formare, construímos pontes entre o digital e o físico, criando atividades lúdicas que refletem os mundos virtuais em que se imergem. Se um jogo de construção como Minecraft é a paixão, incentivamos a construção com blocos reais ou criação de arte inspirada no jogo, promovendo a criatividade e a coordenação motora fina.

Criança com fone de ouvido

4 – Interesses Únicos:

Cada criança tem sua centelha de interesse, um fio que, se puxado, desenrola um mundo de possibilidades. Para aquelas crianças que têm um foco específico, como uma predileção por trens, aviões ou até dinossauros, na Clínica Formare, apresentamos uma variedade de brinquedos e atividades dentro desse tema. Isso pode incluir a criação de uma pista de corrida improvisada para carrinhos ou uma escavação de fósseis em caixas de areia. Essa diversificação ajuda a manter o interesse da criança enquanto expande suas experiências e aprendizado.

Criança com fone de ouvido

 5 – Para os Indiferentes ao Brincar:

Algumas crianças podem parecer desinteressadas em brinquedos tradicionais, mas isso não significa que o brincar está fora de alcance. Nestes casos, a equipe da Clínica Formare recorre a atividades cinestésicas e sensoriais. Encorajamos jogos que envolvam movimentos amplos, como pular em um trampolim ou correr em circuitos de obstáculos, e experiências sensoriais como caixas táteis cheias de diferentes texturas e temperaturas para explorar. Estas brincadeiras incentivam a criança a interagir com o mundo de maneira ativa e engajada.

Cada riso e cada passo conquistado no universo do brincar são tesouros que colecionamos com orgulho na Clínica Formare. Se você deseja explorar o mundo do autismo com amor, cuidado e especialização, convidamos você a conhecer mais sobre nossa abordagem humanizada. Junte-se a nós em um caminho repleto de aprendizado, apoio e conquistas. Venha, marque uma conversa com a nossa assistente virtual, Mare, e veja como a nossa clínica pode abrir portas para uma vida repleta de possibilidades para seu filho.

Para descobrir mais sobre como podemos apoiar você e seu filho, acesse nosso site ou confira nossos podcasts no YouTube para uma rica fonte de informações e inspirações.

Quem escreve

Silvia Marinho
Sócia-Diretora e Terapeuta Ocupacional

Caroline Luiza Coelho
Psicóloga Supervisora da Clínica Formare

Agende a sua visita agora mesmo

Estamos sempre de portas abertas para mostrar as instalações da clínica, basta agendar uma visita ou entrar em contato. Encontraremos o melhor horário para atender você e sua familia.